PERFIL PROFISSIONAL

Sou Melina Fernandez e tenho 26 anos. Estou recém formada em Educação Artística na UnB, depois de passar pelos cursos de Ciência Política e Direito, e ainda flertar com os cursos de Jornalismo e Antropologia. Tal percurso acadêmico por distintas áreas foi importante para que mais tarde, em meados de 2007, eu descobrisse uma nova área, na qual todos esses interesses e buscas profissionais se encontram, a Gestão Cultural. Logo me identifiquei com essa profissão em crescente expansão, a qual busca fomentar e gerir as ações culturais, seja de uma organização pública ou privada, de uma comunidade ou de um país. A partir de então, comecei a pesquisar cada vez mais os assuntos da área, a fazer cursos e palestras sobre gestão e produção cultural, a participar de fóruns e comunidades, e a direcionar meu curso de graduação para tal, buscando disciplinas afins da antropologia, história da arte e administração. Ao mesmo tempo, comecei a escrever meus próprios projetos culturais e a ensaiar algumas produções de eventos diversos. Festa, show, feira, bazar, exposição de arte, concerto, festival de cultura, já experimentei um pouco de tudo, como produtora ou como assistente de produção. Hoje estou fazendo uma especialização em Gestão Cultural pelo Senac, podendo consolidar conhecimentos e práticas em elaboração, financiamento e execução de projetos culturais, marketing e política cultural, bem como na gestão de equipamentos e bens culturais. Estou cada vez mais certa do poder transformador e do impacto social que o segmento cultural exerce, não apenas na esfera da identidade, mas também na dimensão econômica e do desenvolvimento, e essa é a motivação que me inspira a atuar como gestora cultural.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exposição Brasília Casa de Todos os Brasileiros


Atividades exercidas: assistente de produção (ago- set/2002).




A exposição Brasília: Casa de Todos os Brasileiros é uma homenagem ao centenário de nascimento do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. A mostra pretende desertar a curiosidade para os marcos da casa brasileira, presentes na arquitetura moderna e contemporânea da capital federal.

Arquitetos, designers de interiores e artistas plásticos brasilienses tiveram o desafio de criar 11 projetos cênicos com temas diretamente ligados à história da morada no país (arquitetura, questões sociais, religiosas, de memória e afetividade), e montá-los em pontos estratégicos da cidade. O registro dos projetos foi feito por Rui Faquini, um dos fotógrafos da cidade mais reconhecidos no país. A partir dessas fotos, a exposição recria os ambientes representativos da cidade, utilizando ainda de objetos cênicos, projeções e outros recursos multimídia.

Eventos paralelos como palestras e aulas de culinária regional brasileira incrementam a programação.

Serviço:
Brasília: Casa de Todos os Brasileiros
de 28 de agosto a 27 de setembro de 2002
Espaço Cultural CasaPark
Shopping CasaPark 
SGCV/Sul, Lt 22, Setor de Garagens
(61)3362-8008

Nenhum comentário:

Postar um comentário