PERFIL PROFISSIONAL

Sou Melina Fernandez e tenho 26 anos. Estou recém formada em Educação Artística na UnB, depois de passar pelos cursos de Ciência Política e Direito, e ainda flertar com os cursos de Jornalismo e Antropologia. Tal percurso acadêmico por distintas áreas foi importante para que mais tarde, em meados de 2007, eu descobrisse uma nova área, na qual todos esses interesses e buscas profissionais se encontram, a Gestão Cultural. Logo me identifiquei com essa profissão em crescente expansão, a qual busca fomentar e gerir as ações culturais, seja de uma organização pública ou privada, de uma comunidade ou de um país. A partir de então, comecei a pesquisar cada vez mais os assuntos da área, a fazer cursos e palestras sobre gestão e produção cultural, a participar de fóruns e comunidades, e a direcionar meu curso de graduação para tal, buscando disciplinas afins da antropologia, história da arte e administração. Ao mesmo tempo, comecei a escrever meus próprios projetos culturais e a ensaiar algumas produções de eventos diversos. Festa, show, feira, bazar, exposição de arte, concerto, festival de cultura, já experimentei um pouco de tudo, como produtora ou como assistente de produção. Hoje estou fazendo uma especialização em Gestão Cultural pelo Senac, podendo consolidar conhecimentos e práticas em elaboração, financiamento e execução de projetos culturais, marketing e política cultural, bem como na gestão de equipamentos e bens culturais. Estou cada vez mais certa do poder transformador e do impacto social que o segmento cultural exerce, não apenas na esfera da identidade, mas também na dimensão econômica e do desenvolvimento, e essa é a motivação que me inspira a atuar como gestora cultural.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Exposição OrganiCidade

Atividades exercidas: curadoria, coordenação geral de produção e assessoria de imprensa (set/2007 a mar/2008).




OrganiCidade
Pinturas de Leonardo Cinelli

Traços e cores que nos confundem
Criam visões de um espaço incerto
Natural ou humano?
Artificial ou urbano?
Ondas, frutas, órgãos, seres
num grafismo que ilude e pergunta
Qual o espaço do orgânico
na cidade contemporânea?

As Formas e curvas de Leonardo Cinelli
de tão fluidas e livres parecem mover vivas
na tela e na mente.

Melina Fernandez


O nome OrganiCidade sugere múltiplos aspectos semânticos. Desde a qualidade do que é orgânico, inerente à vida, até ao que é relativo a qualquer estrutura ou arranjo, tais como os vários sistemas da natureza e do organismo humano. Por uma sutileza na grafia, aludiu-se à cidade, visando tratar de sua valoração enquanto organismo vivo e de sua interferência no campo da produção humana e artística.

A Exposição está dividida em quatro séries.

A série Aqua Mater compõe-se de pinturas acrílica sobre tela, com figuras abstratas predominantemente em preto-e-branco, as quais parecem mover-se sobre a tela, tendo forte ligação estética com a Op-art (“optical art”) e com as artes gráficas.

Já as pinturas da série Alveolados associam a cada fruta tropical um órgão humano vital. O nome remete aos alvéolos ou cavidades que determinados cortes das frutas-órgãos revelam.

A série Visões trabalha com técnicas contemporâneas de impressão – o giclée e o backlight - e relata a correspondência entre alguns fenômenos físicos e os fenômenos da mente.

Por fim, a série Toyin apresenta experiências bastante inovadoras da Toy Art (nova febre mundial, iniciada no Japão dos anos 90 e conhecida no Brasil como “brinquedo de gente grande”) realizadas a partir de vasos de formas e tamanhos variados.
As Influências mais notáveis são o design, a moda e o urbanismo.

O artista:

O brasiliense Leonardo Cinelli, 34 anos, atua em diferentes campos das artes assumindo, desde 1998, trabalhos significativos como cenógrafo, diretor de arte, artista plástico e produtor cultural.
Sua última exposição individual foi em dezembro de 1999, registrando o recorde de visitantes do espaço. Dentre seus trabalhos mais recentes estão a cenografia e direção de arte para os DVDs das bandas Natiruts, Capitão do Cerrado, Maskavo e In Natura.
Ganhou o prêmio de melhor cenografia do Sesc Candango de Teatro 2007 e fez a produção de arte em grandes eventos como o BMF, o Capital Fashion Week e o Brasília Fashion Festival.


Créditos:
Curadoria, produção e assessoria de imprensa – Melina Fernandez
Produção Gráfica – Janaína Coe
Iluminação – Dalton Camargos
Montagem – Leandro Bezerra e André Cambraia.

Serviço:
Exposição Individual de Leonardo Cinelli
Título: OrganiCidade
Local: Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo 508 sul
Período: 01/02/2008 a 17/02/2008
de segunda a sexta das 9h às 21h; sábado e domingo das 13h às 21h
Classificação: livre
Entrada franca.



Catálogo _ frente

Catálogo _ verso



Fotos da Exposição:





Vitrine da Galeria Parangolé
Espaço Cultural Renato Russo




Solvência
2.8m x 1.7m
acrílica s/ tela
2007
Série Aqua Mater




Tormenta
1.8 x 1.8 m
acrílica s/ tela
2007
Série Aqua Mater
Vista das obras Útero e Fluirescência 
da Série Aqua Mater



Laranja Pulmão
1.2 x 1.2 m
acrílica s/ tela
2007
Série Alveolados
Vista das obras Laranja Pulmão Morango Coração da Série Alveolados




Série Visões
impressão de desenho s/ tela
negativo de desenho s/ backlight
2007




Miragem de Lá
34 x 48,5 cm
negativo de desenho s/ backlight
2007
Série Visões




Morada de Lá
130 x 46 cm
negativo de desenho s/ backlight
2007
Série Visões










Série Toyin
Toy Art
madeira, acrílica s/ cerâmica
2007



Série Toyin
Toy Art
madeira, acrílica s/ cerâmica
2007
Módulo com texto de apresentação
Livro de visitas

Um comentário:

  1. olá, sou artista plastico, faço trabalhos com material reciclado, estou divulgando meu trabalho por favor de um conferida www.rodrigomeloambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir